Fevereiro: Mês Devocional de Purificação (Portugese / Brazilian)

Torchbearer: Florian Schlie Translation: Francine Derschner

Em muitas tradições mágicas modernas fevereiro é considerado um período de purificação. Eu elaborei esse rito como um ritual devocional que pode ser realizado regularmente durante o mês de fevereiro, por exemplo: diariamente, várias vezes na semana ou uma vez por semana.

Na antiguidade Hécate estava intrinsicamente conectada com a purificação pessoal ou de casas e esse ritual será direcionado a Hécate em seu papel de Deusa da Purificação, mas também honraremos seus aspectos de Deusa que tem poderes nos reinos da Terra, do Mar, dos Céus e que é também aquela que ilumina o cosmos e a Grande Salvadora Brilhante.

Você vai precisar de

  • Um altar devocional para Hécate com uma imagem, desenho ou estátua da Deusa
  • Duas velas para iluminar o altar
  • Uma vela em formato de pilar vermelha, branca ou amarela (são aquelas cilíndricas em vários tamanhos como a de sete dias)
  • Uma maçã ou romã (para ser usada como oferenda)
  • Três potes ou tigelas
  • Alho, cebola ou um ovo
  • Água (se possível de uma nascente)
  • Lavanda, manjericão, alecrim ou hissopo (erva encontrada do Sul da Europa e da costa do Mediterrâneo ao centro da Ásia)
  • Incenso (para este rito de preferência aqueles com propriedades de limpeza como: resina de pinheiro, sálvia, lavanda, olíbano, sândalo, você pode queimar um maço ervas conhecido como smudge sticks por exemplo)

Preparação

Prepara o altar devocional para Hécate, a imagem ou estátua da Deusa deve ficar na parte central posterior do altar, coloque uma vela de cada lado da imagem (esquerda e direita), a mação ou romã deve ficar em frente a imagem. A vela pilar fica na frente da oferenda e arrume os três potes ou tigelas de uma maneira em que eles formem um triângulo em volta da vela pilar. Em um dos potes você deverá colocar água e um pouco da erva escolhida (Lavanda, manjericão, alecrim ou hissopo), no outro você deverá colocar a cebola, alho ou ovo e no último vai o incenso (caso você esteja usando incenso em caracol ou palito encha o recipiente de areia).

O Ritual

Parte 1: Acendendo as Chamas

Acenda as duas velas ao lado da imagem de Hécate e diga:

“Eu acendo essas chamas divinas em nome da Grande Deusa Hécate, que seus fogos divinos estejam presentes nesse altar e que sua luz possa nos trazer proteção e bênçãos”

Foque sua mente nas chamas por um momento, veja e sinta a luz que as chamas produzem, veja o fogo. Observe e sinta a atmosfera que o fogo cria em seu altar.

Feche seus olhos, respire fundo três vezes e relaxe.

Relaxe, imagine as estrelas queimando em cima de você no céu (mesmo que seja dia as estrelas estão lá). Visualize a luz prateada fluindo até o seu corpo e te energizando, você vê o seu corpo brilhando também com essa luz prateada. Agora visualize as profundezas da terra abaixo de você, imagine uma serpente brilhante dourada rastejando até você. Essa serpente é pura energia vital, ela sobe serpenteando pelo seu corpo e a força vital da terra vai te preenchendo, então você começa a brilhar com uma luz dourada.

Imagine e sinta o fogo urânico das estrelas e o poder ctônico da serpente te preenchendo. Então uma centelha começa a brilhar em seu peito, a luz dessa centelha vai se tornando mais e mais forte e brilhante até que um Sol radiante queima dentro de seu peito.

Abra os seus olhos e veja o seu altar diante de você.

Coloque suas mãos sobre o altar e sinta os poderes urânicos e ctônicos fluindo através de suas mãos para o seu altar. Veja seu altar começando a brilhar. Repita várias vezes as palavras das Ephesian Letters: Askion, Kataskion, Lix, Tetrax, Damnameneus, Aisia e imagine uma esfera de luz cercando seu você e o seu altar. O altar é o centro da esfera sagrada e o fogo divino das chamas do seu altar preenche a esfera a sua volta.

Quando você sentir que foi o suficiente traga as mãos para o seu peito e pare de dizer as palavras.

Obs. da Tradução: Ctônicos e urânicos são duas categorias geralmente usadas para dividir as divindades gregas. Urânios vem de Uranos titã que representava os céus, os Deuses urânios são aqueles celestes, associados ao Olimpo, seus cultos eram realizados durante o dia geralmente em grandes festivais são tradicionalmente deuses urânios Zeus, Hera, Poseidon, Atenas e etc..

Já os Deuses Ctônicos eram associados as profundezas da Terra e ao Submundo como Hades e Perséfone. Devido ao seu caráter multifacetado Hécate tem os epítetos tanto de Chthonia quanto de Ourania.

Ephesian Letters refere-se a um conjunto de textos antigos com finalidade aparentemente mágica encontrados pela primeira vez no século V BCE (5º antes da Era Comum ou Antes de Cristo). Ninguém sabe ao certo o significado das palavras, mas acredita-se que estejam associadas a Hécate.

Parte 2: Invocando a Deusa

Acenda o incenso e diga:

“Eu ofereço esse incenso para a Grande Hécate, que este aroma lhe dê as boas-vindas a este altar”

Feche seus olhos, relaxe e imagine uma bela jovem donzela, ela usa um vestido branco com ornamentos de ouro, ela usa sandálias de ouro nos seus pés. Seu cabelo é castanho, mas brilha com uma luz dourada, uma aura de luz rodeia a Deusa. Ela traz um diadema brilhante na testa, também de ouro e um véu cor de açafrão está ao redor de seus ombros, nas mãos ela traz longas tochas flamejantes e em seu pescoço ela porta um colar com uma chave de ouro.

Imagine que ela se posiciona atrás do seu altar, então as velas queimam em sua frente.

Levante suas mãos para o céu e comece a sussurrar: “Io Hécate, Io Pasikrateia” Continue a repetir e feche os olhos, imagine a Deusa de pé perto do seu altar enquanto continua repetindo. As suas palavras vão ficando mais e mais altas e quando você sentir que é o suficiente abra seus olhos e diga:

“Hécate Pasikrateia, grande e poderosa Deusa,

Celeste, terrestre e do submundo

Possuidora das chaves, rainha do cosmos,

A que ilumina a vida,

Portadora do fogo divino

Você que tem poder sobre terra, mar e céus

Onipotente rainha

Esteja aqui nesse altar

E traga sua proteção, bênçãos e amor”

Deixe as suas mãos baixarem em direção ao seu altar, toque o seu altar e abra-se para a presença dela. Concentre-se em sua visão interior de Hécate e continue com os olhos físicos no seu altar (Você pode continuar a dizer “Io Hécate, Io Pasikrateia” até sentir a presença dela em seu altar, mas isso é opcional.)

Parte 3: Oferendas para a Deusa

Acenda novamente um incenso e com ele em suas mãos circule três vezes ao redor do altar e deixe a fumaça tocar a imagem da Deusa então diga “Eu te ofereço esse incenso Io Hécate, Io Pasikrateia”. Coloque o incenso novamente no altar.

Pegue a maçã ou romã em suas mãos e imagine que ela começa a brilhar como ouro então diga:

“Hécate donzela brilhante, doadora da luz, rainha que porta as tochas

Aceite essa oferenda, seja benevolente com meu rito”

Coloque a fruta de volta no altar.

Parte 4: Feitiço de Purificação

Faça uma prece para Hécate pedindo que ela te ajude a se purificar de toda negatividade e de influências nefastas.

Pegue o alho/cebola/ovo e o segure em suas mãos, visualize todas as energias negativas saindo do seu corpo como uma energia escura e sendo atraídos para o alho. Você pode se focar em tópicos específicos que você queira banir como medos, tristezas, doenças ou você pode apenas focar em se livrar de toda negatividade que você mesmo ou outros (ainda que não intencionalmente) trouxeram para você. Deixe toda negatividade sair e diga repetidamente “IO Hécate Io Chtonia”. Quando você sentir que foi o suficiente diga em suas próprias palavras que você está livre de todas as influências negativas em nome de Hécate Ctônia.

Pegue a água em suas mãos e peça com suas próprias palavras para que Hécate Einalian abençoe a água, para que a encha com amor e luz. Visualize Hécate tocando a água com suas tochas até que o líquido comece a brilhar com uma luz em tons de vermelho e vinho. Você deve aspergir a água sobre si mesmo dizendo: “Io Hécate Io Einalia” enquanto faz isso imagine que a água está te purificando e o amor da deusa preenche seu coração. Quanto sentir que foi o suficiente peça a Hécate Einalian que te purifique e abençoe, coloque um pouco de água na sua testa e se abençoe em nome de Hécate Einalian.

Agora pegue o incenso e faça uma prece para que Hécate Ourania te abençoe e te purifique, passe o incenso pelo seu corpo e imagine que você começa a brilhar conforme toda negatividade deixa o seu ser. Diga repetidamente: ” Io Hécate Io Ourania”. Quando sentir que é o bastante deixe a fumaça te circundar mais uma vez e se abençoe em nome de Hécate Ourania.

Agora pegue a vela de pilar e acenda sua chama no fogo das outras velas. Segure-a em frente a você de forma que o reflexo da luz esteja sobre você então peça a Hécate Soteira para te purificar com sua luz. Visualize a Deusa na sua frente com as tochas, ela leva as chamas em sua direção e o seu fogo sagrado começa a te purificar, as tochas também te abençoam, te curam e te transformam. Imagine os seus fogos queimando dentro de você, você brilha como uma estrela na escuridão abençoado pelas tochas dela. Enquanto se fixa nessa imagem diga repetidamente: “IO Hécate, Io Megiste, Epiphanestate, Soteira”. Deixe que o seu fogo sagrado te transforme, quando você achar que foi o suficiente abra os olhos e olhe para a chama da vela. Faça uma prece para Hécate Soteira e peça que ele te abençoe com os fogos divinos do amor, da verdade e da fé. Visualize seu fogo sagrado brilhando mais forte dentro de você. Então coloque a vela acesa de volta ao seu lugar no altar.

O fogo sagrado de Hécate queima agora cercado pelos símbolos da terra, mar e céu no seu altar.

Parte 5: Agradecendo e Finalizando o Rito

Agora você pode meditar, aproveite a presença da Deusa, pratique divinação, toque instrumentos musicais, dance ou pratique outros atos devocionais para Hécate, ou ainda agradeça a Deusa e encerre o rito.

Agradeça a Deusa com suas próprias palavras, peça que ela continue a lhe guiar com sua luz, que ela te proteja e proteja sua casa e que traga suas bênçãos para sua vida.

Imagine que ela desaparece do seu altar, mas uma centelha de sua presença. Poder e energia continua conectada com a imagem e as chamas em seu altar.

Visualize a esfera sagrada ao seu redor começando a desaparecer, ela flui até as chamas do seu altar e depois de volta para o seu coração.

Toque o chão com as suas mãos e sinta toda energia em excesso fluindo de volta para a Terra.

Notas

Os Epítetos que eu uso neste rito

O Epíteto Pasikrateia significa o toda-poderosa ou onipotente . O epíteto vem do texto conhecido como Papiro Mágico Grego. Chthonia, Einalia e Ourania estão conectadas ao poder de Hécate sobre a terra, mar e céu. Os Epítetos são usados na Teogônia de Hesíodo e no Hino Órfico a Hécate. Megiste significa a maior. Epiphanestate significa o mais manifesto ou o mais brilhante / brilhante. Soteira significa salvadora. Estes foram os principais Epítetos que foram usados no templo de Lagina para Hécate. Neste templo, Hécate foi adorada como uma forma local da Grande Mãe de Anatol, semelhante a Kybele ou Atremis de Éfeso. Juntos, estes Epítetos significam a maior e mais brilhante salvadora.

Frequência

Você pode fazer este ritual em uma base diária durante fevereiro ou tantas vezes quanto for possível para você. Mas o ritual é projetado com base na regularidade e sua repetição vai produzir poder e energia a cadavez que for executado.

Você deve oferecer a Hécate a maçã / romã apenas quando você fizer o rito pela primeira vez e pode deixá-la em seu altar. Quando começar a apodrecer você pode deposita-la em uma encruzilhada e substituir por uma nova se necessário. Então você só tem que fazer a oferenda da primeira vez que você fizer o ritual ou se você precisar trocar a oferta depois de algum tempo. Várias Hécateia (estátuas de Hécate com três faces) tinha maçãs ou romã em suas mãos.

As ervas

Alecrim, lavanda, hissopo e manjericão têm um longa histórico como ervas curativas. E ainda são muito usadas na magia popular como ervas de limpeza.

Alho, cebola e ovos

Estes têm uma longa história em ritos de purificação e cura na magia popular. Você pode usar para cada rito um bulbo de alho, ou um ovo, ou uma cebola. Ou você pode usar a mesma cebola/alho/ovo várias vezes até sentir que está cheio. Então após a utilização deposite-os em uma encruzilhada e deixe-os lá. Quando sair da encruzilhada, não olhe para trás. Você também pode deixar os restos do incenso na encruzilhada e a água que foi usada durante os ritos.

Amor, verdade e crença

Estas foram as três virtudes de Hécate descritas nos oráculos caldeus.

Outras inspirações

Seria prudente limpar sua casa durante este mês de purificação, você pode usar o incenso que você usou durante o rito. E você pode aspergir a água abençoada em todos os cômodos de sua casa. Você também pode usar ovo/alho/cebola como ímãs para energias negativas em sua casa.

Você pode ainda fazer caminhadas devocionais, sentir os elementos e entrar em contato com eles. Por exemplo, quando você levar os restos do ritual para a encruzilhada. Faça uma prece na encruzilhada de Hécate Chthonia, entre em contato com a terra e devolva toda a negatividade à terra em nome da Deusa.

Você pode também fazer passeios noturnos e ver as estrelas. Imagine que o fogo purificatório das estrelas flui para dentro de você e o limpa de toda negatividade. Ore a Hécate Ourania para limpá-lo com seu fogo estelar.

Visite o mar e limpe-se com sua água ou visite fontes e limpe-se com a água doce que flui do ventre do submundo e faça uma prece à Hécate Einalia.